Museu do Carnaval da Ilha Terceira – Hélio Costa

Aprender a rir com um povo que olha com alegria e humor os factos da vida

O Museu do Carnaval da Ilha Terceira “Hélio Costa”, localiza-se no Jardim Público da Vila das Lajes na Ilha Terceira, situado numa casa típica do Ramo Grande.

Foi criado em setembro do ano de 2005, por decisão da Assembleia e Junta de Freguesia da Vila das Lajes, uma das freguesias com maior tradição no Carnaval da Terceira. Assumiu o nome de Hélio Costa, o maior vulto de sempre a escrever as letras para as nossas tradicionais danças e bailinhos. Hélio Costa, taxista de profissão iniciou-se muito novo na participação nos grupos carnavalescos. A partir de 1983 descobriu a vocação para a escrita de enredos e nunca mais parou.

Após obras de ampliação e reabilitação o Museu foi reinaugurado no dia 1 de fevereiro de 2020.

O Museu preserva, estuda, expõe e interpreta objetos materiais e imateriais representativos da identidade, da cultura, da história e do desenvolvimento do carnaval da Ilha Terceira. Numa perspetiva de “museologia de comunidade” assume o papel que lhe cabe na formação de valores culturais, em articulação ativa com os demais agentes e instituições, promovendo uma função educacional de divulgação e contextualização da cultura e da sua história.

Fachada principal
Garrafa para licor
Exposição
Indumentária
Chapéu
Exposição
Pandeiro


Rua Dr. Adriano Paim, Vila das Lajes

9760-314 Praia da Vitória

Latitude: 38.7642142

Longitude: – 27.0996864

O Museu do Carnaval da Ilha Terceira “Hélio Costa” é de fácil acesso, seja por automóvel ou transportes públicos, dispõe de parque de estacionamento e é localizado no Jardim Público da Vila das Lajes.

O Museu do Carnaval da Ilha Terceira – Hélio Costa, dispõe de diversas peças doadas ao longo dos anos por entusiastas e participantes do Carnaval. Estas permitiram montar uma exposição que contam a história do Carnaval Terceirense e o quanto esta festividade significa para os terceirenses, sendo que é uma festa organizada pelo povo para o povo.

A duração de uma visita pode variar entre os 30 e os 45 minutos.

As visitas orientadas estão disponíveis mediante marcação prévia ou disponibilidade da guia, embora as exposições, permitam apreciação do visitante de forma autónoma, uma vez que estas dispõem de textos e descrições bilingues.

O Museu está aberto ao público de Terça-feira a Domingo, das 10h às 17h.

O Museu dispõe de parque de estacionamento e a possibilidade da visita ser feita em português e/ou inglês.