Museu Fábrica da Baleia de Porto Pim

Valorizar a identidade açoriana, através da interpretação e divulgação da forte relação entre as comunidades e o mar, e sensibilizar para a exploração sustentável dos recursos marinhos.

A Fábrica da Baleia de Porto Pim, integrada no Parque Natural do Faial, é um complexo industrial que se situa na parte sudoeste da Baía Porto Pim, na encosta do Monte da Guia. Com cerca de 12 000 visitantes por ano, a Fábrica da Baleia mantém-se como um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social dessa atividade. A exposição permanente da Fábrica da Baleia de Porto Pim conta praticamente com toda a sua maquinaria original. Na fábrica segue-se o percurso do processamento integral do cachalote para obtenção dos subprodutos comerciais (óleo de toucinho e aproveitamentos de farinhas de carne, ossos e sangue). A Fábrica integra ainda um vasto espólio resultante da intensa atividade baleeira que se praticou no Faial no século XX.

História da Fábrica da Baleia de Porto Pim

A Fábrica da Baleia de Porto Pim começou a ser construída em 1941 e em 1942 começou a laborar em fase experimental. A sua proprietária era a SIMAL – Sociedade Industrial Marítima Açoreana, Lda., constituída em 1939, e tinha como objetivo a “exploração da indústria do aproveitamento integral da baleia e outras espécies marinhas e comércio dos respetivos produtos”. Durante os 30 anos de laboração, processaram-se 1940 cachalotes que produziram 44 mil bidões de óleo. Em 1974, acompanhando o declínio mundial da indústria baleeira, a fábrica fechou as suas portas. Em 1980 o Governo Regional dos Açores adquiriu todo o complexo fabril com objetivo de ali instalar o Departamento de Oceanografia e Pescas e uma Escola de Pesca, desígnio que nunca se chegou a realizar. Em 1984, a antiga fábrica foi classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP). Depois de quase duas décadas de degradação do edifício e da sua maquinaria, sem dúvida atenuadas pela ação persistente de Manuel da Rosa Correia (Patrão Manuel), e de Manuel Medeiros (Sr. Amaral), a fábrica foi finalmente alvo de obras de restauro e de beneficiação. O Centro do Mar foi inaugurado em 2000, com o objetivo de se tornar num núcleo museológico de divulgação cultural e científica. Desde 2004, que a Fábrica é a sede do Observatório do Mar dos Açores (OMA), que desde então tem vindo a dinamizá-la. Em 2010, a Fábrica da Baleia de Porto Pim foi inserida no Complexo monte da Guia do Parque Natural da Ilha do Faial.

 

Entrada
Passadiço
Entrada
Maçarico de soldar estanho
Caixa de madeira
Caldeira a vapor
Óleo de cachalote
Rádiotelefone


Peças em Destaque

Este museu não tem peças em destaque.

Monte da Guia (Latitude: 38.52294245; Longitude: -28.6255166)
9900 – 000 Horta Faial

Ao chegar ao centro da cidade da Horta, o visitante consegue facilmente visualizar o Monte da Guia, localizado na zona sudeste da ilha. Se o visitante vier do lado da cidade, há uma placa sinalética à entrada do monte, que se localiza à esquerda da antiga gare marítima e do Peter Sport Café. Caso o visitante venha da praia de Porto Pim, a Fábrica da Baleia fica do outro lado.

O Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim faz visitas guiadas (português, inglês e francês) gratuitas diariamente mediante marcação prévia.
Ao visitar a Fábrica e toda a colecção de arqueologia industrial, pode também observar o esqueleto de cachalote em exposição, único exemplar nos Açores, na Sala Patrão Manuel.
À saída da Fábrica pode ainda dar um passeio pela praia e aproveitar a nossa bela vista sob a baía de Porto Pim. Oferecendo lhe zonas de balnear e lazer, atividades marítimas (mergulho e snorkeling), bem como alguns pontos de interesse patrimoniais, como a Casa Dabney e o Aquário que se situam a 200 metros.
Na subida ao monte, pode aproveitar os trilhos dispostos e a entrada na Ermida da Nossa Senhora da Guia, aberta ao público em Julho e Agosto.
Aquando da volta à ilha, pode aproveitar para visitar as várias vigias de baleia, a casa do Bote do Capelo, o Centro interpretativo do vulcão dos Capelinhos, fazer WhaleWatching e passar pelo Peter Sport Café.

01 Novembro – 31 Março
Segunda a Sexta: 10h – 17h
Encerrado: fim de semana| feriados

01 Abril ¬– 31 de Outubro
Todos os dias: 10h – 18h
Encerrado: Domingo de Páscoa

Visitas guiadas: mediante marcação prévia
Duração da visita: 45 minutos (número de pessoas por visita: 4 – 20)

O Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim encontra-se dotado de biblioteca de empréstimo, com os mais diversos temas interdisciplinares.
Tem também possui centro de documentação, que deve ser solicitado previamente para consulta.
Poderá o visitante usufruir de WI-FI gratuito e de espaço de lazer exterior.

Telefone: 292 292 140
Email: geral@oma.pt
Site: www.oma.pt

geral@oma.pt