A Ribeira Grande pode, justamente, reclamar para si o cronista maior dos Açores, o quinhentista Gaspar Frutuoso, que aqui viveu e escreveu as suas famosas “Saudades da Terra”. É um sólido centro urbano que testemunha o viver do tempo longo da História, onde o quotidiano das populações é senhor, profundamente inserido no território e vivendo das ânsias, medos, memórias, gostos e sonhos de quem por lá habita. O Museu Municipal da cidade procura desvendar e mostrar essas dinâmicas, dedicando cada um dos diversos espaços a aspetos diferentes. Assim os nossos olhos possam perceber o carinho posto no Presépio mecânico, animado, do Prior Evaristo Gouveia, e nas oficinas de saberes e fazeres vários, passando por uma farmácia e tipografia; olhar, cena a cena, o Arcano Místico da Madre Margarida do Apocalipse, primor da arte de tradição conventual, e recordando as muitas freiras egressas em consequência da lei de 1833; acompanhar a saga, secular, das múltiplas emigrações de açorianos, pelo mundo, muito segundo o seu olhar, por vezes já distante e aculturado; revisitar o franciscanismo, multisecular no arquipélago, no espaço onde se guardam as imagens de vestir usadas em cada Quaresma, lugar vivo, por isso e ainda hoje, de práticas e de crenças.
Espaços do Museu Municipal da Ribeira Grande: Museu Municipal, Casa do Arcano, Museu da Emigração Açoriana, Museu Vivo do Franciscanismo.
Museu Municipal – Núcleo sede
Rua de São Vicente Ferreira, nº 10
9600-539 Matriz
(Lat. 37.8199225; Long. 25.5199615)
Núcleo – Museu da Emigração Açoriana
Rua do Estrela, s/n
9600- 525 Conceição
(Lat. 37.8219989; Long. 25.5248280)
Núcleo – Casa do Arcano
Rua Madre Margarida do Apocalipse, s/n
9600-564 Matriz
(Lat. 37.824268; Long. 25.519524)
Núcleo – Museu Vivo do Franciscanismo
Rua de São Francisco, s/n
9600-537 Conceição
(Lat. 37.819543; Long. 25.526658)
A Ribeira Grande situa-se, na costa norte da ilha de São Miguel, a 17 Km de distância de Ponta Delgada, onde se localizam o aeroporto e porto de desembarque. As quatro unidades museológicas da Ribeira Grande encontram-se localizadas no centro histórico, sendo possível, através de uma pequena caminhada visitar todos os espaços.
O Museu Municipal da Ribeira Grande – Núcleo sede apresenta, essencialmente, coleções de cariz etnográfico (sapataria, calceteiro, cabouqueiro, tecelagem, barbearia, farmácia, cozinha tradicional). Acolhe o mais antigo presépio movimentado dos Açores. Possui, ainda, uma importante coleção de azulejaria. Que abrange os séculos. XVI a XX. A sua principal missão é apresentar a Ribeira Grande enquanto vila rural e as suas principais atividades económicas, oferecendo uma verdadeira viagem ao passado.
Ao longo do ano, o museu acolhe nas suas salas de exposições temporárias várias mostras artísticas.
Na primavera e verão, pode usufruir do jardim exterior para um momento de leitura relaxante.
Visitas orientadas por marcação
Museu da Emigração Açoriana – Núcleo, localizado no antigo edifício do Mercado do Peixe (Séc. XIX), apresenta a história dos nossos Emigrantes que partiram em busca de melhores condições de vida, essencialmente para o Brasil, Estados Unidos da América e Canadá. O seu acervo é maioritariamente constituído por objetos oferecidos por emigrantes Açorianos a residir na América e Canada. Da sua coleção destacam-se a Bandeira e Coroa do Espírito Santo, as malas e baús de viagem. O museu possui, ainda, um importante acervo fotográfico e de vídeos com testemunhos de emigrantes. É um verdadeiro repositório de memórias e aventuras do povo açoriano.
Contíguo ao museu encontra a Casa Lena Gal, pintora ribeiragrandense, reconhecida internacionalmente, que oferece uma coleção de quadro de pintura contemporânea alusiva à Mulher.
Visitas orientadas por marcação, possui áudio guias em inglês, francês e alemão.
Museu Vivo do Franciscanismo – Núcleo, outrora igreja conventual de Nª Srª da Guadalupe é um espaço que apresenta a história da vida de São Francisco e da Ordem Franciscana e que tem vindo a contribuir para o conhecimento da identidade histórica do arquipélago dos Açores. De salientar que, embora seja uma estrutura de cariz museológico, mantém vivo o culto à imagem do Cristo amarrado à coluna, conhecido como o Cristo dos Terceiros e que todos os anos, no primeiro domingo da Quaresma, sai à rua em procissão.
Casa do Arcano – Núcleo, apresenta a vida e a obra de Madre Margarida Isabel do Apocalipse. A sua obra – o Arcano Místico (tesouro regional, 9/2009), peça singular no contexto religioso e cultural do arquipélago. Trata-se um de um móvel em madeira e vidro (2/2metros), na forma de um quadrado, o seu interior encontra-se dividido em três níveis, no qual podem ser identificadas 92 cenas do Velho e Novo testamento, contendo cerca de 3900 figuras miniatura, moldadas, à mão, pela Madre Margarida. Uma verdadeira obra de arte erudita.
Para melhor compreensão da peça do Arcano, todo o visitante visualiza um vídeo de apresentação da vida e obra da Madre.
Ao longo do ano, o museu acolhe na sua sala de exposições temporária várias mostras artísticas.
De segunda a sexta das 09h00 às 17h00.
Sábados das 10h00 às 17h00 núcleo sede e núcleo do Museu da Emigração Açoriana.
Museu Municipal da Ribeira Grande – Núcleo sede
Possui duas salas de exposições temporárias e jardim.
Museu da Emigração Açoriana – Núcleo
Possui parque de estacionamento, acesso a pessoas com mobilidade reduzida, biblioteca e miniauditório.
Museu Vivo do Franciscanismo – Núcleo
Próximo do museu encontra um parque de estacionamento gratuito, possui uma pequena loja, miniauditório e claustro onde poderá usufruir de uma boa leitura. O espaço interior é versátil podendo adaptar-se a vários eventos, designadamente conferências e concertos.
Casa do Arcano – Núcleo
Possui um auditório e uma sala de exposições temporárias.
Tel: + 351 296 470 730
https://www.ribeiragrande.pt/geo/categorias/cultura/