Entenda-se, aqui, arquitetura, como todo o esforço desenvolvido pela população de uma ilha onde a chuva não é abundante, seja através do património edificado, seja pelos objetos transportáveis, para ultrapassar as dificuldades e garantir o suporte desse bem, tão essencial à vida, que é a água. Se cada ilha é um exemplo, acabado, de sobrevivência e inteligência, o Museu da Graciosa encarrega-se de mostrar como se triunfa sobre as dificuldades e circunstâncias do clima e do meio em que se vive, com engenho, tornando possível o êxito na agricultura, desenvolvendo uma sociedade estruturada e uma economia diversificada, criando vivências religiosas ricas e diversões elaboradas, apoiado em objetos que vão desde o quotidiano mas rural ao viver urbano mais requintado, sem esquecer as particularidades da produção vitivinícola.
Espaços do Museu da Graciosa: Edifício de Santa Cruz.
Núcleo-sede
Largo Conde de Simas, 17
9880-345 Santa Cruz da Graciosa
Telef. 351 295 712429
E-mail: museu.graciosa.info@azores.gov.pt
Coordenadas
Lat. 39.086328
Long. – 28.005952
Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz
Rua Pedro Roberto Dias da Silva, 65
9880 – Santa Cruz da Graciosa
Telef. 351 295 712429
E-mail: museu.graciosa.info@azores.gov.pt
Coordenadas
Lat. 39.087369
Long. – 28.008098
De carro
Se chegar ao aeroporto da ilha Graciosa, que dista a cerca de 3 km do Museu da Graciosa, segue a sinalética até à Vila de Santa Cruz e sai no Centro desta, onde fica situado o edifício sede do Museu.
De barco
Se chegar à ilha Graciosa por barco, sai no porto da Praia e segue a sinalética com destino a Santa Cruz, pelo lado Nascente. O percurso são 7 km e sai no Centro da Vila, onde fica situado o edifício sede do Museu.
1- Visitas livres às exposições
No Núcleo
Uma representativa coleção etnográfica contribuiu para a constituição de várias aéreas na exposição de longa duração, intitulada Ilha Graciosa: Memória e Identidade de um Povo. Tendo como missão interpretar e explicar a ilha, esta exposição realça a importância que a atividade agrícola, os ofícios tradicionais, a água, o culto religioso e as festas populares tiveram e têm na vida dos graciosenses.
Ao longo do ano, este Núcleo possui também exposições temporárias. A exposição possui brochura informativa e tem uma duração média de visita de 40 minutos.
No Barracão de Botes Baleeiros de Santa Cruz
Apresenta uma exposição de longa duração dedicada à baleação na ilha Graciosa, integrando uma coleção de utensílios que outrora estiveram ligados à caça à baleia, de entre os quais se destaca o bote baleeiro Restinga, equipado com os respetivos apetrechos.
A exposição possui brochura informativa e tem uma duração média de visita de 15 minutos.
2- Visitas orientadas
Deve requerer
Marcação de visita orientada para
Telefone 295 712429
E-mail Jorge.AM.Cunha@azores.gov.pt
Participação com bilhete de entrada
Estas visitas orientadas têm uma duração média de 50 minutos.
Verão
1 de abril a 30 de setembro
terça a domingo e feriados
10h00 – 17h30
Inverno
1 de outubro a 31 de março
terça a domingo e feriados
9h30 – 17h00
Defronte do edifício do Museu existe estacionamento gratuito, nomeadamente para deficientes. Existe ainda loja de vendas, auditório, jardim, biblioteca e espaço para leitura.
Museu da Graciosa
Largo Conde de Simas, 17
9880-345 Santa Cruz da Graciosa
Tel. 351 295 712429
http://www.museu-graciosa.azores.gov.pt/