Museu do Tabaco da Maia

Na freguesia da Maia, no Norte da ilha de São Miguel, a oriente do concelho da Ribeira Grande, fica o Museu do Tabaco da Maia, organismo científico – cultural da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, único museu da Europa vocacionado para a investigação e a divulgação da agro-indústria do tabaco, numa perspectiva de desenvolvimento social e local.

O Museu do Tabaco da Maia, para além de contribuir para preservar a memória histórica e social da cultura do tabaco na freguesia da Maia, visa, essencialmente, integrar os recursos deste património num projeto global que contribua para o desenvolvimento socioeconómico das freguesias da Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande (Porto Formoso, S. Brás, Maia, Lomba da Maia, Fenais D`Ajuda e Lomba de São Pedro).

A exposição de longa duração do museu contempla 5 espaços: sala de pesagem e prensagem, secador de lume direto, secador de lume indireto, ponte-báscula e plantações de tabaco. Encontramos, ainda, uma pequena sala de chá, onde o visitante poderá provar os nossos deliciosos licores, degustar o já conhecido chá da zona ou simplesmente sentar-se e apreciar a envolvente.

O museu possui um pequeno auditório – “auditório Hermano Mota”- que também é utilizado como sala de exposições temporárias e uma biblioteca.

Entrada
Fachada
Prensa mecânica
Higrómetro
Carroça de bois
Carro de mão


Peças em Destaque

Este museu não tem peças em destaque.

Estrada de São Pedro
9625 Maia
Coordenadas:
37°49’45.84″N
25°23’38.71″W

Na freguesia da Maia, no Norte da ilha de São Miguel, a oriente do concelho da Ribeira Grande, fica o Museu do Tabaco da Maia.

Dias úteis: 2ª a 6ª das 9h00 às 17h00
Sábado das 9h30 às 12h00 e das 12h30 às 17h00
Encerra aos domingos e feriados

O museu possui um pequeno auditório – “auditório Hermano Mota”- que também é utilizado como sala de exposições temporárias e uma biblioteca.

Telefone: 296 442 905
Facebook: Museu Tabaco da Maia
E mail: mtm.scmm@gmail.com