Tigela de Madeira


Autor: Não identificado
Data: 1947/1952
Material: Madeira
Dimensões: Alt. 0,05 cm  X diam. 15,5 cm
Origem: Japão
N.º de inventário: D.851 A.619
Em exposição: Museu de Santa Maria
Obs.: Esta tigela de madeira tem lugar de distinção no depósito da Paróquia de Santo Espírito, à guarda do Museu de Santa Maria, e ligando a ilha à II Guerra Mundial e suas consequências.
Foi produzida após a guerra e durante a ocupação do Japão pelos EUA, então sob a administração do General norte americano Douglas McArthur, o herói das Filipinas e futuro administrador do Japão, e é datável de entre 1947 e 1952, tendo em conta a legenda, na base.
A derrota nipónica e imensa destruição das suas infraestruturas económicas, em particular as fábricas, mais devotadas ao fabrico de armamento durante o período que vai da década de 30 (expansionismo do Japão na Ásia) a 1945, momento da derrota, terá motivado a necessidade de procurar alternativas à produção ceramista. Sob a administração americana, surge esta alternativa, que foi usar a madeira como elemento para a produção de objetos utilitários. O fabrico deste tipo de peças, agora em desuso, teve alguma relevância no extremo oriente.
Como chegou esta tigela a Santa Maria? Provavelmente por troca com algum GI norte americano que a trouxe como recordação do Japão, após ter sido desmobilizado da Guerra do Pacífico.
Apenas podemos supor, pois o seu coletor, o Pe. José Maria Amaral, não registou a quem pediu a tigela, nem deixou qualquer pequena resenha histórica da mesma.